Com patrocínio do Instituto Samuel Klein, foi lançado pelo Instituto C o projeto Primeira Infância, propondo um acompanhamento multidisciplinar às crianças de unidades escolares da rede pública e suas famílias nos campos da nutrição, psicologia e assistência social. Conjuntamente com as escolas parceiras, o projeto visa a construir meios e recursos que vislumbrem um ambiente propício ao pleno desenvolvimento infantil.
O foco na primeira infância justifica-se na necessidade de apoiar os equipamentos públicos de educação numa crescente demanda pelo acompanhamento das importantes práticas que orientam e auxiliam o desenvolvimento infantil. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), quase metade (45%) das famílias brasileiras vivem com rendimento mensal per capita de até meio salário mínimo. Nesse cenário, é possível notar que itens como o aleitamento materno e alimentação complementar balanceada, que têm impacto positivo no desenvolvimento infantil e prevenção de doenças futuras, não são seguidos corretamente e não são plenamente incorporados. Também, nos âmbitos psíquico e cognitivo, a constituição subjetiva bem como o progresso psicomotor das crianças, dependem diretamente da participação e envolvimento de seus adultos de referência e dos recursos oferecidos pelo ambiente no qual estão inseridos.
Com a implantação do projeto Primeira Infância no mês de maio, foi realizada a formalização de parcerias com escolas públicas de educação infantil, sendo as primeiras parceiras a EMEI Ângelo Martino, a CEI Pinocchio III e a CEI Sagrada Família. Fizemos a capacitação da equipe do projeto, com treinamento sobre a metodologia do Instituto C, e iniciamos as interações com as escolas, apresentando o projeto para as equipes de professores e profissionais sobre temas relacionados à prevenção para os riscos ao desenvolvimento na primeira infância e apresentação do projeto para as famílias dos bebês e crianças matriculados.
Durante o mês de junho, estamos realizando as entrevistas com os profissionais das escolas e a avaliação das crianças para identificação de possíveis sinais de risco ao seu pleno desenvolvimento. Ao finalizarmos essas iniciativas será possível planejar as capacitações, orientações e acompanhamentos das escolas parceiras.
Com o projeto Primeira Infância, o Instituto C expande seu trabalho de acompanhamento e assistência multidisciplinar, cuidando de demandas não só dentro do escopo dos atendimentos realizados dentro da sede, como também nos próprios locais de atuação dos parceiros.Com o desenvolvimento do projeto, postaremos mais notícias por aqui.