No dia 10 de outubro, o ciclo 3 do projeto Educação em Rede, que tem o apoio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, chegou ao final! A equipe do projeto preparou uma tarde repleta de conversas e dinâmicas além de uma confraternização com comes e bebes para todos. Os ciclos de atendimentos têm duração de oito semanas antes de cada a avaliação, sendo que dentro de cada área, como psicologia, serviço social e educação, os atendimentos são individuais e complementares.
A agenda desse encontro envolveu uma experiência sobre os 5 sentidos para interpretar os mais diversos estímulos e informações que as crianças e adolescentes captam, ressaltando que a leitura do mundo antecede a escrita e o quanto é necessário estar atento às diferentes formas de se comunicar e de aprender.
As famílias presentes também participaram de uma roda de conversa, para que pudessem significar em conjunto todas as trajetórias dentro do projeto, trocando ideias, conquistas e desafios. Foi um momento muito rico para que, a partir das reflexões e aprendizados construídos nesse percurso, todos pudessem esboçar um comparativo positivo entre o modo como entraram no IC e como estão hoje, pensando sobre o futuro e sobre os novos caminhos que pretendem trilhar em suas vidas.
No final da atividade foram entregues certificados de participação para as crianças, reforçando suas conquistas na participação do projeto.
O Projeto Educação em Rede foi iniciado em 2017 e tem como principal objetivo atender encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que recebem queixas escolares para potencializar o desenvolvimento destes em relação às dificuldades escolares, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e o acesso aos seus direitos. Além disso, o projeto pretende construir articulações entre a escola, a família e a rede socioassistencial. Os atendimentos englobam as áreas da psicologia, serviço social e educação. Também são realizadas rodas de conversa periódicas que trazem temáticas que se relacionam com as áreas e as demandas das famílias.