2011

Fundado em 2011

O Instituto C - Criança, Cuidado, Cidadão iniciou suas atividades no ano seguinte, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social com crianças doentes crônicas ou graves encaminhadas por hospitais públicos de São Paulo, aplicando o Plano de Ação Familiar - PAF, tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Dara, antiga Associação Saúde Criança.

2014

Novos Projetos

De lá para cá, expandimos nossa atuação por meio de novos projetos, sendo o primeiro deles o Atelier C, em 2014, com foco na geração de renda para as mães atendidas, por meio da capacitação em costura e artesanato, criação e desenvolvimento de novos produtos e venda em bazares. No mesmo ano, o PAF passou a ter uma estação de atendimento voltada às questões envolvendo a Primeira Infância, a fim de prevenir riscos no desenvolvimento pleno destas crianças e criando um ambiente favorável com estímulos, proteção e cuidado.

2016

Em 2016, nós estruturamos o Primeira Infância como um projeto independente que, além de atender famílias participantes do projeto PAF, passou a atender também famílias encaminhadas por creches parceiras. Reposicionamos a marca, ampliamos o escopo de atuação e apresentamos a nossa nova identidade visual. Neste momento, o Instituto C passou a atuar com famílias que em sua composição tenham criança em situação de risco e vulnerabilidades sociais, não restrita apenas a situação de saúde.

2017

Em 2017 teve início o projeto Educação em Rede com foco na educação de jovens e crianças com dificuldades no desenvolvimento escolar. Nesse mesmo ano, também mudamos de sede e fomos eleitos pela primeira vez uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, prêmio que é visto como parâmetro de reconhecimento para o terceiro setor.

2019

Com o crescimento da demanda pelo trabalho oferecido, em 2019, o PAF abriu as portas para o atendimento de famílias, por procura espontânea, sem a necessidade de encaminhamento por meio dos hospitais públicos parceiros. Já o projeto Primeira Infância passou a acontecer in loco, ou seja, diretamente nos Centros de Educação Infantil, o que aumentou ainda mais o número de pessoas impactadas pelo nosso trabalho. O pilar de geração de renda passou a ser tratado dentro de cada um dos três projetos, sendo assim, o Atelier C foi encerrado neste ano.

2020

Em 2020, por conta da pandemia, nosso atendimento ficou 100% remoto, desenvolvemos o Manual do PAF com os procedimento e orientações de atividades, além de triagens online e distribuição de benefícios por meio de cartão alimentação. No meio do ano, nós retomamos as atividades presenciais com atendimentos em formato híbrido. Presencialmente, nossos atendimentos passaram a acontecer dentro dos protocolos de saúde necessários. O projeto Educação em Rede também abriu as portas para a demanda espontânea e conseguiu alcançar, pela primeira vez, alunos das mais diversas regiões de São Paulo.

2021

Na celebração dos 10 anos do Instituto C, fomos eleitos, pelo 5º ano consecutivo, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, nos tornando uma das 10 organizações que receberam esse reconhecimento desde o início do prêmio. Além de atuarmos na nossa sede, em Santa Cecilia, passamos a oferecer atendimento de dois dos nossos projetos em uma comunidade na zona norte de São Paulo, em parceria com a ong Dha Q Brada/ Cufa Minas Gás. Em agosto, realizamos um planejamento estratégico para 2022-2026+, num processo que durou quatro meses e envolveu toda equipe da organização, o conselho administrativo, conselho fiscal e convidados externos. Como principal definição esse trabalho, decidimos unir os nossos três projetos - PAF, Educação em Rede e Primeira Infância - em um grande projeto que a ser ofertado por núcleos em comunidades e diferentes polos de atendimento espalhados por São Paulo, chamado Cidadania em Rede.

2022

É inaugurado o polo zona norte do Instituto C, na Freguesia do Ó, com atendimentos multidisciplinares em psicologia, pedagogia, nutrição, geração de renda e serviço social. 

Atendendo famílias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em comunidades da região.