Ontem, 9 de dezembro, ocorreu a cerimônia do Prêmio Melhores ONGs (Edição 2021), com transmissão pelo YouTube do Canal Futura. A cada ano são anunciadas as 100 organizações brasileiras vencedoras do terceiro setor – e o Instituto C se fez presente mais uma vez. “O prêmio é de suma importância para o nosso trabalho porque ele é um reconhecimento que atesta a efetividade e a transparência de tudo que a gente faz”, comemora Paloma Costa, Coordenadora de Parcerias do IC.
O Instituto C não apenas está presente, como também comemora seu penta: são cinco anos consecutivos de reconhecimento por suas iniciativas e boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Paloma afirma que, para manter o posto, o IC realiza um processo de aprimoramento de gestão e metodologias a cada ano.
Com edições anuais, desde 2017, a celebração já é uma das mais importantes do setor e apenas em 2021 recebeu inscrições de 1033 organizações espalhadas pelo país. O prêmio é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. O prêmio também atua como um canal de divulgação para doações ao proporcionar ainda mais a relevância aos projetos e iniciativas dos participantes.
Toda a seleção é organizada por uma comissão geral, comissão avaliadora, equipe técnica e parceiros estratégicos. Para selecionar as 100 melhores organizações nacionais sua metodologia avalia cinco pilares: causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. O resultado oferece uma visão única das ONGs brasileiras e quais são as melhores organizações em termos de gestão e transparência.
“Eu costumo dizer que o prêmio para nós é como se fossem as Olimpíadas. Por isso, nós, atletas, nos preparamos sempre em uma constante. Precisamos estar sempre evoluindo e realizando melhorias no processo. Ficamos muito felizes em estar mais uma vez na lista das 100 melhores ONGs do Brasil Na realidade, nossa conquista é ainda maior: somos uma das 10 organizações que foram premiadas em todos os anos”, finalizou Paloma.