Fui convidada a escrever um artigo aqui no LinkedIn em comemoração a mais nova conquista do Instituto C: o Selo Doar na categoria A+, que representa a maior pontuação possível nesta certificação que visa incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD).
Estou no mercado financeiro há mais de 40 anos. Sempre me identifiquei com as causas sociais, mas faltava colocar mais a mão na massa. Assim, alguns anos atrás me juntei ao então Instituto Saúde Criança, em São Paulo, hoje Instituto C.
Faço parte do Conselho Fiscal, o que me traz imensa satisfação. Primeiramente pelo resultado da operação em si, que é muito gratificante. Os objetivos são nobres e temos conseguido a cada ano nos superar. Tem um aspecto que me identifico muito: o caráter não assistencialista do trabalho, muito mais voltado a “ensinar a pescar”. Outro ponto que me deixa realizada é o grau de profissionalismo envolvido. A equipe é composta por técnicos que conhecem suas áreas de atuação e a meritocracia vem crescendo a partir de muito apoio de assessoria de recursos humanos.
É importante destacar também a questão da transparência e governança do Instituto C. A prestação de contas é pelo menos mensal, temos reuniões formais – também informais quando há necessidade – e tudo é muito bem documentado, tal qual na iniciativa privada, mas com um ganho adicional: uma grande satisfação interior por poder, mesmo que seja pouco, devolver algo para a sociedade.
Estou em diversas outras entidades com fins sociais e em todas tenho experiências muito boas, mas é junto ao Instituto C que comecei de fato minha ação na vida social, onde cresci e aprendi bastante. Que possamos seguir essa jornada de transformação da vida das famílias atendidas, que tanto precisam do nosso apoio. E parabéns pela conquista!
Chica Passos é Conselheira Fiscal do Instituto C.