O primeiro ciclo do Educação em Rede na nossa unidade móvel localizada na Comunidade Minas Gás entra na reta final e comemora a alfabetização de alunos com foco em atividades e atendimentos repletos de criatividade, dados preliminares apontam 77% de engajamento da turma. “Acredito que a permanência das famílias no projeto se deve ao fato de termos realizado uma triagem muito precisa, com escuta às necessidades, insumo importante na construção dos atendimentos. O projeto acontece por meio da troca com as famílias, então, buscamos sanar as dificuldades apresentadas ao longo do caminho. Sempre que possível, nos adaptamos, justamente para que a família não desista.”, explica Talita Lima, líder do projeto.
O ciclo teve início de forma totalmente remota no dia 03 de maio, com 73 alunos, uma vez que a cidade de São Paulo estava na fase vermelha do Plano São Paulo, o que previa sérias restrições à circulação. “Recebemos muitas inscrições, em torno de 130 famílias. O alto número de inscritos provavelmente se deve à defasagem que estamos enfrentando na Educação em decorrência da pandemia e a carência de projetos nesta região. Escutamos famílias dizendo que os filhos nunca haviam ido para a escola, principalmente aquelas que iriam começar o 1 e 2 ano, crianças que nunca pisaram na escola.”, comenta Talita.
Alguns motivos explicam essa conquista e o alto engajamento dos alunos. O primeiro deles é a metodologia do projeto que prevê um atendimento multidisciplinar com toda a família, o que inclui atendimento psicológico e social aos pais e mães responsáveis, uma novidade no projeto, que anteriormente só oferecia atendimento psicológico aos alunos. “O atendimento psicológico é fundamental pois proporciona a escuta da família, entender o contexto familiar sempre foi e sempre será um diferencial do nosso projeto. Quando oferecemos atendimento para essas mães, entendemos as angústias que elas têm, facilitando nossa orientação, assim, a gente vai trabalhando o relacionamento familiar. Afinal de contas, a pandemia afetou todas as famílias, estamos falando de mães que não sabiam o que fazer com os filhos em casa e que precisavam se organizar e se adequar a essa realidade, para ensinarem seus filhos da forma que fosse possível.”, explica Talita.
O segundo motivo está ligado ao formato das atividades propostas aos alunos pelas áreas de Psicologia e Educação. “Todas as atividades são adequadas à faixa etária e ano escolar e sempre propondo desafios. Entendemos que nosso tempo semanal é curto com cada criança e precisamos complementar a ação escolar de maneira lúdica e instigante. A estratégia é trazer atividades criativas, mas que provoquem os alunos a pensar, ler, criar e sobretudo realizarem sozinhos.”, explica Viviane de Paula, Pedagoga do projeto e responsável por atividades como produção de HQ, Bingo e Lettering, por exemplo.
Para Mariana Benedetti, Psicóloga do Educação em Rede, não é diferente. Toda turma de atendimento que tem início, as atividades são re-avaliadas para que fiquem mais adequadas àquele novo grupo de alunos e para que faça sentido para eles. “Os atendimentos são pré-definidos antes de começar a turma com temas e atividades, porém ao decorrer dos encontros vamos percebendo a necessidade de abordar algum tema em específico e fazendo ajuste no decorrer dos encontros. Nessa turma fizemos mais atividades manuais usando sucatas e muita criatividade e eles gostaram e se envolveram muito mais.”.
A turma chegará ao fim no dia 20 de agosto e a equipe do projeto já deu início à triagem da nova turma que terá início no dia 30 do mesmo mês. “Minha filha teve uma evolução muito boa participando do reforço escolar e da psicologia. Ela se identificou bastante com todas as profissionais que trabalharam nesse projeto. Percebi algumas mudanças de comportamento dela, principalmente em obedecer às regras. Eu gostaria que minha filha continuasse nas aulas, porque ela gosta muito de participar e sei que ela vai sentir falta também. Bom agradeço a todas que se dedicaram nesse projeto, que DEUS abençoe a cada uma.”, Emanoela Paiva, mãe da aluna Giulia Araújo Paiva.