No dia 21 de julho, aconteceu o sexto episódio da série de lives que celebram os 10 anos de Instituto C. Intitulado, Construindo Futuros, o episódio 6 contou com a presença de três convidadas: Isabel Pillar, Diretora Executiva do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e primeiro patrocinador do projeto, Talita Lima, líder do Educação em Rede e Andreia Silva, mãe atendida pelo projeto desde maio deste ano. “Temos o maior orgulho deste projeto porque ele tem um impacto muito importante para todas as famílias que a gente atende e para todos os envolvidos da nossa equipe. Fazemos um atendimento completo tanto com os pais, como com os filhos, com o objetivo de engajar as crianças na escola. O Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo acreditou nessa ideia desde que ela era embrionária. Eles falaram “Topo! Vamos fazer juntos!”” explicou Vera Oliveira, Fundadora e Diretora Executiva do IC, durante a live.
No bate papo, Isabel falou sobre a conexão entre o projeto e a missão do ICSHG, patrocinador do projeto Educação em Rede desde o início. “O Instituto existe há 18 anos, optamos por ter um modelo onde nós não temos o nosso projeto, o nosso programa, o que fazemos é selecionar organizações sem fins lucrativos, que têm o seu projeto, o seu programa, para apoiá-los. Apoiamos 21 organizações e o nosso foco é na área de Educação. Quando olhamos para o Instituto C, analisamos duas dimensões: olhamos para organização, em termos de gestão, de governança, saúde financeira, liderança, visão, valores, então, estudamos a organização para entender se faz sentido dentro do que a gente acredita e depois olhamos para o projeto e o impacto que ele trará lá na ponta. Ficamos felizes com o avanço e construção coletiva para chegar até aqui”, comentou.
Para Talita, as mudanças do projeto, a cada novo ciclo, são muito importantes. Na última delas, que envolveu o início do atendimento psicológico para os pais e mães responsáveis, ela viu a possibilidade de unir suas duas vocações. “Tem sido muito prazeroso e desafiador. Eu sempre estive nessa área de gestão de projetos, mas sou Psicóloga de formação, então, poder fazer o atendimento psicológico para as famílias, foi poder unir o melhor dos meus dois mundos. Não tem como atender as famílias e não ser impactado por estes atendimentos. O que me fez crescer pessoal e profissionalmente”, explicou. Isabel acredita que essas mudanças evidenciam o desejo do Instituto C de fazer sempre melhor e entregar algo que seja mais inovador, sempre com um olhar cuidadoso com as famílias, percebendo como o projeto pode ser adaptado. “A gente sempre zela e tem o maior cuidado para que seja uma relação de troca. A gente nunca quis se colocar como um investidor social, doador, que tem o recurso e que a organização tem que fazer isso ou aquilo e performar. A ideia é sempre construir em conjunto para fazer sentido para as duas partes. Essa relação de confiança que nós temos com as organizações é construída ao longo do tempo. E o fato de sermos um investidor de longo prazo, a ideia é construir essas relações, o que permite essa troca de “isso não está dando certo, o que temos que fazer diferente, vamos pensar juntos”, isso é o mais rico e faz com que a gente consiga ir avançando.” acrescentou.
Essa possibilidade de atendimento psicológico para os pais e mães responsáveis foi um diferencial na vida da Andreia Silva, moradora da Comunidade Minas Gás e atendida pelo projeto Educação em Rede desde maio deste ano. “Esse projeto é maravilhoso. É muito prazeroso estar com vocês. Muitos projetos dão oportunidades para as crianças e esquecem dos pais que estão por trás destas crianças, como ficam os pais nessa pandemia e vocês abriram estas portas. Foi tudo muito rápido, vocês chegaram com tudo na Comunidade. Minha mente estava a mil, a Talita chegou em uma ótima hora. A Talita no primeiro contato com ela, é como se eu já conhecesse ela, super autêntica, me deixou a vontade e foi me ajudando, me ensinando como lidar com as situações, como eu deveria reagir a algumas situações.”, explicou.
Ao serem questionadas sobre o que o Instituto C representa para elas, Isabel destacou a escuta e o olhar individualizado. “Quando a gente fala Instituto C tem algumas palavras que vêm na mente, acho que a primeira é escuta qualificada, hoje em dia as pessoas escutam, mas não estão absorvendo, se colocando no lugar do outro. E esse olhar individualizado, entender que cada pessoa é de um jeito, saber quem é essa pessoa, de onde ela veio. Não tratar todo mundo igual.”.
“Um momento importante para mim foi quando eu fiquei ruim um dia, eu só chorei, então, chamei a Talita. Era uma sexta-feira, fim de tarde, mesmo assim, resolvi ligar. Me deu uma crise de choro, me tranquei no quarto e me isolei. Fui até a igreja e quando eu saí da igreja, eu vi uma mensagem da Talita, perguntando se estava tudo bem. Na segunda-feira, no primeiro horário ela me chamou e me mandou um link para nós conversarmos. Isso me marcou muito. Ficou marcado no meu coração. Em outro lugar, tudo seria baseado no horário e vocês não, vocês se preocupam comigo, com o meu bem estar.”, finalizou Andreia.
O bate papo seguiu por 1 hora, cheio de histórias, e você pode acompanhar tudo na nossa página no instagram, acesse agora mesmo, clicando aqui!
O projeto, do sonho à realidade, prevê resgatar as memórias que construíram a história do Instituto C nestes anos todos de atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Além da revisitação ao acervo de imagens e vídeos como forma de reverenciar e agradecer a contribuição de todos que estiveram juntos nesta trajetória.
As lives estão acontecendo no instagram do Instituto C (@instituto.c) e contarão com a presença de pessoas que fizeram ou fazem parte da história do Instituto. Vera Oliveira, Diretora Executiva e Fundadora do Instituto C, é responsável por conduzir estas conversas.
Quer saber mais sobre a metodologia do Educação em Rede? Clique aqui!
Assista ao episódio 1 | O começo de tudo | Clique aqui
Assista ao episódio 2 | Encontros que fortalecem | Clique aqui
Assista ao episódio 3 | Apoio que faz a diferença | Clique aqui
Assista ao episódio 4 | Costurando relações | Clique aqui
Assista ao episódio 5 | Desenvolvendo Capacidades e Potencialidades | Clique aqui
Assista ao episódio 6 | Construindo Futuros | Clique aqui