No dia 03 de agosto, recebemos a maravilhosa notícia de que o Instituto C havia sido aprovado no processo de auditoria do Selo Doar, com 50 pontos de 52 possíveis, qualificando-se como organização certificada com o Selo A+. Isso significa que passamos a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente que atendem aos Padrões Máximos de Gestão, Transparência e Doação (PGTD) definidos pelo Instituto Doar, baseados nos principais modelos de certificações internacionais para organizações da sociedade civil.
Para obter o Selo Doar, primeiramente as organizações devem realizar a sua própria
autoavaliação. Para isso, o Instituto Doar disponibiliza a lista de critérios que serão avaliados, construídos especialmente para a realidade das organizações brasileiras, organizados em oito grandes temas, sendo eles: causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação, prestação de contas e transparência. Com isso, a organização pode “arrumar a casa” e aperfeiçoar seus processos internos para posteriormente serem submetidos à auditoria independente do Instituto Doar.
Assim fizemos no Instituto C. Nos debruçamos em realizar nossa autoavaliação em cada um dos critérios. Percebemos que nossas práticas de gestão já atendiam plenamente muitos dos critérios, fruto do investimento em contabilidade, auditoria externa, comunicação e do compromisso de toda nossa equipe com a missão e os valores da organização. Nesse sentido, foi gratificante confirmar que estamos no caminho certo.
Por outro lado, para atender alguns critérios foi necessário realizar um trabalho mais profundo de aperfeiçoamento. Para isso, fizemos a atualização do nosso Estatuto Social criando um Conselho de Administração como o principal órgão de gestão da organização e implantamos uma política clara e escrita quanto à composição desse conselho, que leva em consideração critérios de diversidade. Renovamos nossa diretoria, atualizando as suas atribuições às leis atuais. Criamos um documento formal de cargos, carreiras e salários da organização, incluindo o processo de formalização e relacionamento com os voluntários, entre outros ajustes necessários.
Após realizar todo esse trabalho iniciamos o processo de auditoria com o Instituto Doar que nos contemplou com a certificação na categoria A+, a mais alta classificação possível, o que representa a conquista da “medalha de ouro” no cumprimento dos padrões máximos de Gestão, Transparência e Doação, motivo de muito orgulho e celebração por todos envolvidos no nosso trabalho.
E por que uma certificação como essa é tão importante para uma organização social sem fins lucrativos? Em todo o mundo há dados que confirmam que a certificação aumenta significativamente a confiança dos doadores e, consequentemente, aumenta o volume de doações. No Brasil, ainda há pouca pesquisa sobre isso, entretanto, a prática da verificação e qualificação é um processo comum entre empresas brasileiras, que objetivam melhorar a performance e compará-la entre pares, serve para facilitar a escolha de fornecedores ou clientes. Já para organizações sem fins lucrativos serve para ampliar a credibilidade e facilitar a seleção por parte de doadores.
Essa é mais uma conquista importante que só foi possível com o envolvimento coletivo, parabéns para todos nós!