Manter uma alimentação saudável em tempos de isolamento social é um desafio para a maioria das pessoas, afinal de contas, o misto de emoções neste período muitas vezes tem sido responsável pelo descontrole alimentar, e aí recorremos aos alimentos em busca de conforto.
Pensando nisso, a Nutricionista do Primeira Infância, Ana Bueno, preparou uma live com o assunto Hábitos Alimentares na Quarentena para professores das CEIs Pinocchio 3 e 4, Sagrada Família e Ana Claudina de Carvalho Ferraz de Camargo, equipe do instituto C, voluntários e todos os seguidores do perfil do Instituto C no Instagram. “Foi uma experiência super legal, uma forma de me acostumar com esta exposição via internet a interação foi ótima ver as pessoas que encontramos nas escolas e que neste momento estão tão longe poder responder as perguntas e tirar as dúvidas, promover a interação.”.
A live que aconteceu no dia 29 de abril foi assistida por 76 pessoas e abordou temas como comer bem sem gastar muito tempo no preparo, melhorar a imunidade por meio da alimentação, colocar as crianças no preparo das refeições e como lidar com o comer emocional em tempos de pandemia. “Eu sempre tomo muito cuidado com eu vou falar com muitas pessoas com hábitos diferentes, pensar na fala de maneira que não exclui e sim inclua um maior número de pessoas.”, comenta Ana.
Segundo Ana, o comer emocional é quando usamos a comida como recompensa, conforto, alívio de estresse ou qualquer outro motivo que não a fome. “Este tipo de comportamento tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, mas o período de pandemia que vivemos pode torná-lo ainda mais intenso e difícil de lidar, por isso é importante entendermos “Por que” comemos “como”, “quando” e “o que” comemos. Assim é possível agir na raiz do problema, atenuando suas consequências”, explica.
O tema foi tão importante que amanhã, 15 de maio, Ana e a psicóloga Zelaine dos Anjos estarão, desta vez, juntas para mais uma rodada sobre o tema, intitulada Estresse Emocional e sua Influência na Alimentação durante a Quarentena, a live acontecerá às 14h via Zoom.