Ainda sem data prevista para retornar às aulas, a equipe do Educação em Rede está aproveitado o período de quarentena para garantir que o projeto volte com força total assim que estabelecida a normalidade e segue trabalhando ativamente em três ações.
A primeira parte deste esforço está nas discussões de casos de todas as famílias que serão atendidas no ciclo 1 do projeto, o qual foi interrompido logo após a realização das primeiras triagens. “Realizamos reuniões diariamente com toda a equipe, onde o caso é explicado e cada área (educação, psicologia e serviço social) fala sobre suas considerações e ações que serão realizadas com aquela criança e família”, comentou Mariana Benedetti, Psicóloga do projeto.
Outro ponto importante diz respeito ao atendimento das famílias do ciclo 1 remotamente. Mariana tem dedicado o período da tarde para realizar as atividades individuais na Psicologia, organizando os registros de atendimento, programando os encontros, atividades, brincadeiras e leituras que serão desenvolvidas com as crianças e seus familiares. “As famílias no geral, estão muito preocupadas com a situação do país e como isso poderá reverberar nelas e em seus filhos. Muita preocupação pelo grande período que as crianças estão fora da escola e como serão recuperadas essas defasagens que estão sendo criadas neste ano.”.
Outro ponto importante é manter o Instituto CSHG, patrocinador do projeto, atualizado sobre todos os passos. “Alimentamos conjuntamente todos os registros e planilhas do projeto. Encaminhamos ao Instituto CSHG relatórios com todo o trabalho que tem sido feito com as famílias, mesmo de longe, como a escuta aos familiares, ajuda a acessar direitos e como manter os filhos empenhados no estudo.”, explica Mariana.