“De uns tempos para cá, cresce a demanda pelos consumidores de uma moda carregada de significado e, para tanto, a coerência durante todo o processo produtivo acaba sendo imprescindível para que se tenha relevância.”, comenta Ana Khouri, criadora do projeto OVO, responsável por vender roupas em segunda mão pelo instagram e reverter 100% do valor para instituições ligadas a causas que envolvam saúde, educação, meio ambiente e social. Ao todo são 16 instituições beneficiadas, incluindo o Instituto C que está com a OVO desde o início do projeto em 2015. As doações da OVO representam parte importante do montante arrecadado mensalmente para auxílio das famílias participantes do Plano de Ação Familiar (PAF). Para saber mais, confira nossa conversa com a Ana!
1- Como surgiu a ideia de criar um projeto social?
Quando lançamos o @projetoovo, tudo o que procurávamos criar era uma maneira sustentável de ajudar aos menos favorecidos. Há mais de 5 anos ajudamos diretamente muitas famílias e diversas causas sociais e ambientais no Brasil. Somos uma organização sem fins lucrativos – projetada como uma plataforma no Instagram – que conecta as instituições que apoiamos ao cliente final. O projeto OVO faz duas coisas ao mesmo tempo: dá uma nova vida às roupas e ajuda pessoas menos favorecidas por meio da doação de 100% do valor da venda.
2- Qual foi o motivo pessoal para a realização do projeto?
Isso vem da maneira com que fui criada, olhando para o todo como parte de nós mesmos. Não me sinto mais ou menos realizada, mas me sinto em paz comigo mesma por fazer algo que acredito ser certo. Precisamos ter uma união maior pois a cultura da doação no Brasil ainda é muito inexpressiva. Temos que tentar contribuir para a mudança deste cenário.
3- Qual o motivo da escolha do nome?
Para nós, o ovo representa o nascimento de possibilidades e a esperança de uma vida nova. Por isso o nome do projeto.
4- Quantas pessoas administram o projeto online?
Atualmente temos uma equipe formada por 3 pessoas, porém, temos visto que a demanda tem crescido muito e por essa razão pensamos em ampliar a equipe em um curto período de tempo.
5- Quantas e quais são as instituições apoiadas pelo projeto?
Hoje são 16 instituições: Instituto C @instituto.c
Gerando Falcões @gerandofalcaoes
Uniao SP @uniaosporg
Casa do Rio @casadorio_
Mulheres de Paraisópolis @mulheresdeparaisopolis
Fundo Emergencial para a Saúde @bsocialoficial
Hopsital Albert Einstein @hosp_einstein
GreenPeace @greenpeace
Cufa – Central Única das Favelas @cufabrasil
Obra do Berço @obradoberco
Hospital Pequeno Principe @hospitalpequenoprincipe
Redes da Maré @redesdamare
Move Rio @move.rio
Ten Yad @tenyadbrasil
Ong Santa Fé @ongsantafe
Childhood Brasil @childhoodbrasil
Por Nossa Conta @por_nossa_conta
Temos um critério de seleção que visa a democratização dos recursos que recebemos para instituições distintas. Tentamos englobar causas que envolvam saúde, educação, meio ambiente e projetos sociais em geral com foco no aumento da informação e na capacitação. Para isso, buscamos instituições sérias e que demonstrem consistência na execução de seus projetos em suas áreas de atuação.
6- Como construir uma moda mais sustentável?
Acreditamos que o caminho seja: Reutilização, produtos de segunda mão.; Práticas comerciais mais responsáveis e Comportamento ético, social e ambiental.
Segundo as Nações Unidas, a indústria da moda é responsável por 8 a 10% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, sendo assim, a reutilização de roupas é uma solução de sustentabilidade simples e fácil. O intuito é ajudar alguém por meio de um produto que um pode não estar usando mas que outro possa ter interesse.
Em termos de impacto social, o Projeto Ovo estimula o comércio de roupas em segunda mão. Um bolsa, por exemplo, pode arrecadar dinheiro suficiente para fornecer remédios, cestas básicas, moradia, água limpa e segura e ainda capacitação de trabalho para muitos. São infinitas possibilidades.
7- Como vocês vêem a mudança no comportamento de compra de vestuário nos últimos anos?
De uns tempos para cá, cresce a demanda pelos consumidores de uma moda carregada de significado e, para tanto, a coerência durante todo o processo produtivo acaba sendo imprescindível para que se tenha relevância. A matéria-prima, as condições trabalhistas, as práticas comerciais, enfim, cada detalhe, antes supérfluo, é fundamental para o sucesso do produto final. Temos aí a Era do consumo consciente.
8- Vocês diriam que o projeto OVO está ligado ao movimento Slow fashion?
A ovo ajuda no movimento Slow Fashion por todo ciclo de produto x cliente final estar conectado. Todos estamos interligados. Uma abertura de consciência aqui resulta numa mudança ali. Muitas vezes, o produto second hand toma o lugar do produto que está sendo produzido, do novo. O consumo consciente acaba afetando a maneira como toda uma cadeia se comporta e o resultado final é sempre impactado, cedo ou tarde.
9- Quais são os planos da OVO para os próximos anos?
Continuar ajudando quem precisa e impactando mais vidas através de uma união ainda maior. Trazendo esperança e renascimento onde é necessário por meio de novas possibilidades.