por Tabata Cardenuto
O sistema educacional tem sofrido diversas mudanças, por conta do Covid-19, e isso tem impactado diretamente os alunos e professores, principalmente de escolas públicas. A transição da aula presencial para a aula online aconteceu de maneira repentina, sem estruturação antecipada e não levou em consideração a realidade dos docentes nem das famílias.
Pensando nisso, lembrei de uma citação do filósofo Immanuel Kant que diz “A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem” e que para mim serve de alerta para os desafios em torno da educação principalmente no cenário atual. Se por um lado, grande parte dos professores não estão familiarizados com o uso intensivo das tecnologias e também não dispõem de uma formação ou recursos adequados para planejar e executar as aulas remotas. Do outro, temos as famílias, que vivem uma realidade que também não foi considerada. A estrutura familiar – na maioria das vezes – conta com duas ou até mais crianças em casa e apenas um aparelho celular, para que todas tentem o acesso aos conteúdos educacionais. Todas essas dificuldades impactam diretamente na qualidade do ensino e aprendizagem desses alunos.
Neste sentido, a equipe multidisciplinar do projeto Educação em Rede, principalmente o eixo da educação, se dispôs para orientar e auxiliar as famílias e também as escolas no que fosse necessário em relação ao estudo remoto. Estamos sempre acompanhando as notícias e divulgações oficiais da Secretaria da Educação e repassando essas informações para as famílias, possibilitando que elas fiquem por dentro do que acontece nesse contexto educacional.
No início desse processo de mudança, do presencial para o virtual, a nossa ajuda foi importante para que os pais, responsáveis e as crianças conseguissem baixar e acessar o aplicativo e os canais da televisão para encontrar os conteúdos.
Durante essa transição, algumas famílias demonstraram certos níveis de ansiedade e insegurança. Foi possível notar também a frustração deles não disporem dos recursos necessários e adequados, percebendo que isso certamente irá impactar na aprendizagem de seus filhos.
Mas uma coisa me deixou muito feliz estes dias todos, é unânime que, todos os pais e responsáveis estão tentando resolver este problema, se adequando da melhor maneira, dentro de suas realidades, para ajudar os filhos a superarem esse momento atípico. O que, provavelmente, deixaria Kant mais aliviado.
Tabata Cardenuto é estagiária de Pedagogia no projeto Educação em Rede.