Em março, o Instituto C começou a Campanha para arrecadação de verba por meio de doações de parte do Imposto de Renda devido. Este tipo de arrecadação representou 10% do montante destinado ao Plano de Ação Familiar – PAF, em 2018, projeto que já beneficiou mais de 3.000 pessoas nos últimos 8 anos.
Intitulada A sua declaração de Imposto de Renda só fica completa apoiando um projeto social, a campanha tem como objetivo evidenciar a importância destas doações para conquista de maior autonomia por parte das Organizações Não Governamentais. “Para nós, é importante diversificar a entrada de investimentos, a fim de não depender apenas de uma única fonte de recurso.”, explica Paloma Costa, responsável pela área de Captação de Recursos do Instituto C.
Para Paloma, muitas pessoas não sabem que a doação não representa um custo extra ao declarante e acham o processo um pouco complicado. “Acredito que conseguiríamos um número maior de doadores se esta questão fosse mais clara e se os doadores soubessem que o processo não é tão complicado assim.”.
Se você se enquadra neste perfil, acompanhe a entrevista abaixo com dois dos nossos doadores recorrentes de Imposto de Renda e veja que, além de simples e sem nenhum custo adicional, este é um enorme gesto de solidariedade. Chica Passos faz doações de parte do Imposto de Renda devido desde 2015. Já Zé Luiz começou as doações em 2017 e convenceu a família inteira e amigos a doarem também.
Porque a escolha de doar parte do Imposto de Renda devido ao Instituto C?
Chica Passos – Escolhi doar porque fico satisfeita em poder direcionar os meus recursos para objetivos que acredito, pela transparência do uso destes e pelo seu próprio uso social.
Zé Luiz – A ação direta do Instituto C junto às famílias que têm crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade me dá a certeza que minha doação impactará diretamente às famílias assistidas sem burocracias e perdas. Conheço a metodologia do PAF (Plano de Ação Familiar) e vejo os resultados acontecerem de forma concreta.
Você sentiu alguma dificuldade para realizar esta doação?
Chica Passos – O Instituto C sempre me auxilia a fazer a doação, assim, fica muito mais fácil.
Zé Luiz – O roteiro para realizar a doação que me foi enviado pelo Instituto C é fácil de entender e torna possível fazer a doação com um par de cliques no computador. Muito útil!
A maior parte dos doadores de parte do Imposto de Renda devido para o Instituto C vem de uma cartela já estabelecida nos últimos anos. Você acha que o brasileiro ainda não tem uma cultura forte para doações deste tipo?
Chica Passos – Acho que brasileiros estão aprendendo a cultura de doar. Esta é uma tradição muito forte em culturas anglo saxônicas, mas hoje vejo este movimento sendo muito mais comunicado e disseminado. As pessoas precisam aprender desde gestão de patrimônio como um todo e neste contexto se insere a questão da doação.
Zé Luiz – Acompanho de perto a atuação de entidades do terceiro setor que dependem de doações para continuar atendendo seus assistidos. Vejo muitas pessoas que se mobilizam e contribuem de alguma forma, seja através de doações, seja através de trabalho voluntário. Ainda há muito espaço para expandir este universo de pessoas comprometidas com as mais diversas causas e espero que este momento difícil pelo qual estamos passando fortaleça a cultura de doações em nosso país.
Neste momento de crise, relacionado a pandemia do Coronavírus, como você vê a importância destas doações?
Chica Passos – Diante de momentos como o desta crise, acredito que temos que ver como uma oportunidade, pois todos estão mais conscientes das desigualdades e problemas sociais.
Zé Luiz – Solidariedade e empatia com os mais vulneráveis são fundamentais neste momento. Todos que de alguma forma possam fazer doações para entidades que estão na linha de frente para atender os menos favorecidos tem agora a oportunidade de fazê-lo e quem sabe transformar este ato em um hábito.
Para te ajudar, montamos um documento com o passo a passo, clique aqui e acesse agora mesmo. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Paloma no e-mail paloma.costa@institutoc.org.br