Na última sexta-feira (27|11), recebemos com muita alegria a confirmação de que o Instituto C havia sido eleito pelo 4º ano seguido uma das 100 melhores ONGs do Brasil, conquista que apenas um seleto grupo de 12 organizações têm.
Isso me fez refletir o convite recent feito por Wesley Braga para responder uma pesquisa acadêmica no curso de Accounting and Finance Management da Griffith College, cujo foco era entender os efeitos da transparência para organizações sociais sem fins lucrativos no Brasil.
A razão do convite havia sido em função do Instituto C ser eleito por 3 anos consecutivos, 2017-2019, como uma das 100 melhores ONGs do brasil nos quesitos gestão, transparência e planejamento. Uma das perguntas que mais levantou dúvida entre os gestores das organizações foi: manter padrões de transparência aumenta as despesas da entidade?
A minha resposta foi: depende. Isso porque a interpretação de transparência e de despesa varia. Na pesquisa, 58% (22 de 38) dos entrevistados concordaram que a manutenção dos padrões de transparência aumenta os custos das organizações, enquanto 42% (16 de 38) discordaram. Eu estou com os que discordam, mas, na verdade, os dois estão certos.
Obviamente ser transparente a ponto de ganhar um reconhecimento como o Melhores ONGs do Brasil exige um investimento em contabilidade, auditoria externa, comunicação e horas de trabalho da equipe, mas ao mesmo tempo esse investimento é mitigado pelo aumento de doações, patrocínios e recursos em geral. Dentro da pesquisa das organizações que conseguiram medir o impacto de receber o prêmio melhores ONGs , 51% tiverem um aumento médio de 10% nas doações relacionado ao prêmio.
Porém, ser transparente vai muito além do auditoria externa e de publicar o balanço no site da organização. Ser transparente é reconhecer suas falhas como organização, principalmente para seus investidores, é mostrar o que deu certo e o que deu errado nos seus projetos. É ser transparente na relação com seus funcionários, beneficiados, conselho, apoiadores e stakeholders em geral, e sempre estar aberto para o diálogo e para mudança em benefícios da sua missão.
Não importa se é você é uma organização pequena dentro de uma comunidade ou uma ONG gigante internacional. Ser transparente é essencial.
Por isso, é com muito orgulho que recebemos o prêmio Melhores ONGs, algo que só é possível com o envolvimento de todos os stakeholders do Instituto C, esse reconhecimento é nosso.
Diego Schultz é Gerente Institucional do Instituto C