Esta semana, o Plano de Ação Familiar dará início a um novo tema nas Rodas de Conversa, Educação Financeira. Ao todo serão 10 encontros, nos quais as famílias debaterão sobre a importância do planejamento financeiro para a conquista da autonomia.
Segundo a Analista do Projeto, Katia Moretti, o planejamento financeiro é um dos pilares mais importantes para a independência da família. “Muitas famílias pensam que o planejamento financeiro é apenas para quem tem muito dinheiro e não se informam sobre o assunto”.
Os temas abordados auxiliam as famílias a darem os primeiros passos neste sentido, como, por exemplo, anotar os gastos em um caderno para maior controle diário, passando por dicas de como poupar dinheiro e até elaborar metas. “É por meio do planejamento financeiro que as famílias conseguem ter mais domínio de quanto entra de receita, quanto tem para gastar e, ao longo dos atendimentos, vai adquirindo mais consciência de quanto gasta com cada item e onde pode economizar.”, comenta Vera Oliveira, Gerente Geral do Instituto C.
O material desenvolvido para as rodas teve como base a Apostila de Educação Financeira do Sebrae, Guia de Educação Financeira da Escola Paulista de Defesa do Consumidor e ainda um episódio da série Cuidando do seu Bolso produzida e exibida pela TV Brasil. “Falar sobre dinheiro é falar sobre falta; e essas famílias vivem muitas faltas no dia a dia. Por isso é sempre necessário muita cautela na abordagem do assunto de modo que não gere mais angústias para essa família e sim traga uma nova perspectiva sobre o assunto.”, comenta Katia.
Os temas abordados na roda, também são desenvolvidos nos atendimentos individuais, com maior ou menor ênfase de acordo com a demanda da família. Para Katia, trabalhar estes temas no coletivo ajuda na construção de laços mais fortes com o grupo. “Vejo que trabalhar esses temas no coletivo é muito potente pois mostra que essa é uma realidade enfrentada por todos, frisando sua importância e amenizando resistências apresentadas no atendimento individual.”.