Na sexta-feira, 26 de junho, o projeto Primeira Infância realizou a última capacitação com os profissionais da CEI Pinocchio IV, localizada no Pacaembu, caminhando assim para o encerramento do primeiro ciclo do projeto que trabalhou em 2019/2020 in loco em três Centros de Educação Infantil. Naquela mesma semana, em dias diferentes, também participaram das atividades a CEI Pinocchio III e CEI Sagrada Família.
Com início em maio de 2019, o ciclo que envolveu os profissionais e responsáveis pelas crianças nas três CEIs já haviam participado de outras 3 capacitações: Descobrindo o Saber, Explorando o Universo Infantil e Desvendando o Universo Infantil das Deficiências e Transtornos. Nesta quarta e última, chamada de Cuidando de quem cuida de mim, a equipe do Primeira Infância decidiu olhar com mais atenção aos educadores, abordando relações de trabalho, técnicas de relaxamento, o cuidado para consigo mesmo e desmistificando alguns tabus sobre alimentação.
Para Talita Lima, analista do Primeira Infância, esse momento de finalização encheu a equipe de muito orgulho e gratificação. “Vi o projeto se reinventar e renascer. Foi um piloto e contamos com todo o apoio do Instituto Samuel Klein e das escolas parceiras que acreditaram na potência do nosso trabalho. Com a pandemia, tinha receio de perder a qualidade dos vínculos por conta da distância, mas pudemos constatar no olhar e na fala de cada profissional que conseguimos garantir a qualidade, confirmando, mais uma vez, a essência desse projeto: o poder de se reinventar!”.
O ciclo, que estava previsto para ser encerrado em abril de 2020, precisou ter seu calendário totalmente readaptado por conta da pandemia do novo coranavírus. “Foi ótimo ver como conseguiram adaptar e encerrar o nosso projeto este ano com tanta propriedade! Parabéns a toda equipe do Primeira Infância por fazerem acontecer.”, comemorou Nayara Bazzoli, gerente de projetos do Instituto Samuel Klein, patrocinador do projeto, que participou desta última capacitação via Meet. “O encerramento do ciclo, apesar de ter sido muito diferente do que esperávamos, foi com certeza muito gratificante. Um desafio pra nós todas, adaptar conteúdo e também a forma de se comunicar, mas que deu e tem dado bastante certo.”, acrescentou Ana Bueno, nutricionista do projeto.
Ainda como parte das atividades, mas, dessa vez, com foco nas famílias, que são outro pilar do projeto, a equipe se reuniu virtualmente com cada família atendida para checar as evoluções de cada criança e fazer as últimas orientações sobre o desenvolvimento infantil. “Foram significativos para nós por ouvir relatos de evolução das crianças e por notar que muitas famílias estão mais seguras na busca de seus direitos, no cuidado com a criança e mais seguras de si mesmas como pessoas.”, explicou Zelaine Anjos, Psicóloga do Primeira Infância.
Agora a equipe do projeto se prepara para iniciar o ciclo com 3 novas escolas parceiras. “De um lado fica a saudade, gratidão e o carinho por todos que contribuíram e passaram pelo projeto nesse primeiro ciclo. Do outro, a expectativa de mais aprendizado e a certeza de que outras boas relações serão construídas com as novas unidades.” finalizou Cristiane Oliveira, assistente social do Primeira Infância.
Foto: Equipe da CEI Pinocchio IV durante capacitação com a nutricionista do Primeira Infância em fevereiro de 2020.