O marketing de causa é algo que vem ganhando cada vez mais espaço entre os empresários – e que bom! A ação é uma modalidade de parceria, onde é atrelado um valor social aos produtos e serviços vendidos pelas empresas. “Sinto que é uma das grandes tendências de parceria entre empresas e organizações sociais. É uma ação simples de realizar e não envolve um investimento financeiro inicial, ou seja, qualquer empresa pode realizar. Além disso, é uma oportunidade para as empresas começaram a se apropriar mais dessa responsabilidade de investir no social para minimizar as desigualdades do nosso país”, introduz Paloma Costa (na foto), responsável pela área de Parcerias do Instituto C.
Desde 2019, o Instituto C realiza algumas parcerias nesse sentido, aproveitando datas como o dia das crianças, por exemplo. “Uma ação permanente que temos é com a marca de roupas infantis Souris, fundada pela Flávia Duarte uma das nossas voluntárias. Desde o início, ela decidiu que sua marca teria a responsabilidade social em seu DNA, por isso, direciona 2% de todas as suas vendas para o Instituto C, atribuindo um valor social à marca”, conta Paloma. A responsável também cita uma outra parceria com o De Betti esse ano, no Dia do Hambúrguer (28/05): “Eles dedicaram todo o lucro da venda dos hambúrgueres desse dia para o Instituto C. O restaurante e os pedidos no delivery lotou, foi um sucesso!”.
Além destas, o Instituto C fechou parceria com a Verbena Flores, durante todo o mês de junho, por conta do Dia dos Namorados. Já no segundo semestre estará com a La Pastina, em uma grande ação para comemorar os 75 anos da empresa. “Percebemos que é bacana estipular uma data, seja ela comercial como Dia das Mães, ou importante para a empresa, como um aniversário, para esse tipo de ação”, complementa.
Paloma também afirma que diversas pesquisas apontam que ações desse tipo alavancam as vendas. “Os consumidores tendem a preferir produtos que geram impacto social ao invés de outros que apenas geram lucro. Essa associação de marcas com causas sociais acaba sendo também uma estratégia de marketing para as empresas”, acrescenta. “Hoje não é só a qualidade do produto ou o desejo do consumidor em obtê-lo que importam. É preciso pensar também no impacto ambiental, na governança e na responsabilidade social de uma marca, assuntos que compõem a agenda ESG que tanto se fala atualmente. Uma empresa que ignora isso, vai ficar excluída do mercado porque tanto os investidores quanto os consumidores estão muito mais conscientes para essas questões”, reflete Paloma.
Sendo assim, o marketing de causa é uma ótima oportunidade para uma empresa fortalecer a marca e fidelizar clientes, unindo seus produtos e serviços com projetos que geram impactos sociais. Quer fazer parte disso tudo? Entre em contato conosco pelo WhatsApp 11 94581-9225 para pensarmos juntos em uma campanha que ajude a sua marca e os nossos assistidos.