Chegamos ao fim do primeiro semestre de 2021, e, com isso, finalizamos duas campanhas de captação muito especiais realizadas pelo Instituto C e quero dividir com vocês o resultado.
A primeira campanha que fizemos nesse ano foi batizada de Dê um Check de Esperança, pensando na lista de supermercado, a qual gostaríamos de dar um check nos produtos a serem doados para cada uma das 310 famílias atendidas por nós. A iniciativa tinha como objetivo captar R$ 432.200, tanto com pessoas físicas como com empresas. Ao final de dois meses, chegamos ao valor total que precisávamos, possível a partir do apoio de nove empresas e 152 pessoas que se uniram ao Instituto C para garantir a comida no prato de 1.300 pessoas.
Mas o que eu quero contar, é um episódio que aconteceu antes do início desta campanha e que me tocou muito, mostrando que as pequenas atitudes, quando feitas com atenção e dedicação, podem gerar resultados incríveis, além de criar uma poderosa rede de apoio. Uma semana antes do meu aniversário, recebi uma mensagem muito carinhosa e personalizada de um amigo querido que eu não falava há muito tempo, pedindo para eu dar um like em um vídeo no YouTube, de um concurso que ele estava participando. Com essa mensagem, além de conseguir o meu like, voltamos a nos falar e tivemos uma troca super prazerosa, foi ótimo!
Inspirada por ele, pensei em fazer o mesmo no meu aniversário, e enviei individualmente, para praticamente todos os meus contatos no WhatsApp que ainda não tinham participado da campanha Dê um Check de Esperança, uma mensagem pedindo uma doação como forma de me presentear pelo meu aniversário. O retorno que eu tive e a onda enorme de carinho que recebi por conta dessa atitude foram realmente um presente inesquecível! Conseguimos arrecadar R$ 28.460 com a boa ação de 116 pessoas, que de alguma forma se sentiram tocadas com minha singela mensagem.
Valeu muito a pena enviar cada uma das mensagens e me mostrou como uma mensagem com um objetivo claro, comunicado de forma simples, pode trazer um resultado muito efetivo, e qualquer um é capaz de fazer isso, basta querer! Afinal de contas, usamos nosso tempo com tantas bobagens nas diversas redes sociais.
E foi com esse mesmo mote de “basta querer fazer” que bolamos a segunda campanha do Instituto C deste ano, chamada de Clicks de Esperança. Inspirados na campanha 100 fotos por Bergamo, que aconteceu na Itália, no começo da pandemia, convidamos alguns fotógrafos para cederem os direitos de uma imagem de sua autoria por um período de 20 dias. Em duas semanas, reunimos 41 profissionais muito queridos, que, além de doarem a foto, nos ajudaram muito com a divulgação da campanha. Em apenas 20 dias, vendemos mais de 130 fotos, as quais serão impressas em fine art e entregues na casa dos compradores.
Foi muito prazeroso realizar essa campanha, acompanhar a indecisão na compra de quem queria participar em meio a tantas fotos lindas e poder ver, mais uma vez, a força que só o coletivo tem para chegar a resultados que sozinha nunca seria possível. Que possamos seguir juntos ao longo do segundo semestre. Tenham a certeza de que muita coisa bacana vem por aí.
Vera Oliveira é Diretora executiva do Instituto C.