O Educação em Rede, que tem o apoio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, promove mensalmente rodas de conversa com as famílias vinculadas ao projeto. No mês de março, o tema debatido foi o bullying.
Será que, ao assistirmos passivamente ao bullying praticado entre os alunos, nos tornamos cúmplices da violência que se difunde entre os muros da escola? Será que há algo a ser feito? De que forma podemos ajudar a construir relações que prezem pela cooperação e pela solidariedade, afastando assim o medo e a intolerância? O assunto circula há décadas entre todos aqueles que participam – direta ou indiretamente – da educação formal e revela a necessidade de um envolvimento de toda a comunidade escolar na construção de práticas educativas que observem uma formação integral.
Primeiramente, o que foi enfatizado para os presentes foi a definição do bullying, que se trata, de um modo geral, de atitudes agressivas, repetidas e intencionais e que ocorrem sem uma motivação evidente, podendo ser praticado de uma pessoa para outra ou de um grupo para outro.
As famílias que estiveram conosco, unidas pelo propósito de ampliar a compreensão acerca da temática apresentada, tiveram oportunidade de expor suas considerações e falar sobre suas experiências pessoais, pois no universo do bullying existe ainda muita dúvida sobre a diferença entre essas ações e as brincadeiras, sobre como avaliar a reação de uma vítima de bullying e sobre as consequências sociais e psíquicas acarretadas.
Outro assunto abordado e muito atual foi a questão do cyberbullying, que por utilizar dos novos meios de comunicação, provocam novas formas de prática dessa violência. Casos de sucesso na resolução de processos de bullying foram apresentados, como o da escola Regente Feijó, de Lontras (SC), cujo vídeo demonstra a importância do diálogo dentro da escola, lugar onde frequentemente ocorrem circunstâncias desse tipo.
Clique aqui para acessar o material apresentado às famílias e para ter acesso ao vídeo da escola Regente Feijó, com o projeto “caixinha anti-bullying”.