Ano novo, vida nova, parceiro antigo. Essa é a máxima do Instituto C agora no início do ano, isso porque, nossos parceiros de longa data, Instituto Credit Suisse (ICSHG) e Instituto Samuel Klein, renovaram a parceria com o Instituto C e, com isso, o compromisso com o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social com foco na Educação, da primeira infância até o ensino médio.
A história de parceria com o Instituto Credit Suisse é de longa data e teve início em 2014 com o apoio ao projeto PAF – Plano de Ação Familiar. Em 2017, o ICSHG apostou junto conosco no início de um novo projeto, com foco na educação de jovens e crianças com dificuldades no desenvolvimento escolar e que vivessem em situação de vulnerabilidade social, assim nasceu o projeto Educação em Rede. “O Credit Suisse é um grande parceiro que nos abre portas para novas parcerias e nos auxilia no aprimoramento dos nossos processos de gestão dos projetos e do Instituto C como um todo. Ao longo de toda a pandemia, ele esteve ao nosso lado, nos ajudando com recursos para que nenhuma das famílias atendidas em todos os projetos ficassem desamparadas.”, comenta a Paloma Costa, Coordenadora de Parcerias do IC.
Apesar de mais recente, a história com o Instituto Samuel Klein não é muito diferente. A parceria teve início em 2019 quando o Instituto C remodelou o projeto Primeira Infância, deixando de atender exclusivamente na nossa sede e passando a atuar dentro dos Centros de Educação Infantil, oferencendo capacitação aos educadores, e acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças e suas famílias. “O Instituto Samuel Klein nos ajudou a concretizar essa proposta e, pela primeira vez, o Instituto C executou um projeto fora da nossa sede. Em 2020, com a impossibilidade de atuar dentro das novas creches parceiras por conta do coronavírus, nós tivemos que paralisar a realização do projeto, mesmo assim, o ISK seguiu nos apoiando com as doações de benefícios para as famílias atendidas em outros projetos.” explica Paloma. A novidade é que com a renovação da parceria, o projeto Primeira Infância retornará agora em 2021. “Entendemos que este trabalho não poderia parar diante da pandemia, então, propusemos ao ISK a retomada do projeto em um formato adaptado para a nova realidade que nos permite seguir apoiando o pleno desenvolvimento dos pequenos que estão em situação ainda mais vulnerável por não poderem frequentar as creches. A proposta foi aprovada e com o apoio deles daremos mais esse passo importante de expansão das atividades do Instituto C.”, finaliza.