O site do Instituto C que você vê por aqui já existe há cerca de sete anos – e agora passou por uma reformulação completa, promovendo mais interação entre nossos leitores e ainda mais informações sobre os serviços. Claudio Pucci, coordenador de comunicação do IC, afirma que as principais mudanças envolveram a questão de atualização tecnológica e a praticidade em administrar o conteúdo de uma WebPage. “Nosso novo site é mais adaptável a diferentes dispositivos como laptop, celular e tablet”, inicia a conversa.
Hoje, plataformas como WordPress, a opção escolhida para construir o novo site, permitem que qualquer pessoa autorizada faça alterações no conteúdo e crie rapidamente páginas novas, dando mais liberdade para a produção de conteúdo. Com isso em mente, o planejamento desse modelo começou em abril deste ano. “A ideia principal é que o novo site fosse mais fácil de navegar para o usuário. Também queríamos que os conteúdos fossem mais fáceis de serem encontrados, sejam campanhas, notícias e atualizações – pensando sempre em mostrar como é, de fato, o Instituto, nossa gestão e organização de uma maneira bem transparente, rápida e fácil”, afirma Diego Schultz, Diretor Administrativo.
“Pensamos nas funcionalidades e facilidades que o site poderia ter a quem navegasse por ele. Então, fizemos bastante mudanças”, conta Claudio.
Uma delas é a Home Page, ou seja, a página principal do Instituto C – que agora está mais completa e com mais informações relevantes sobre a instituição. “E querendo mostrar quem faz o IC, a nova plataforma possui uma página com toda a nossa equipe que tem ainda permite envio de e-mails diretamente ao profissional, facilitando a comunicação de pessoas de fora da organização”, acrescenta.
Além disso, relatórios e documentos oficiais do Instituto C poderão ser encontrados e baixados mais facilmente, prezando sempre pela transparência, e a página de doações é subdividida por tipos possíveis de serem feitos.
E fazer parte do IC ficou mais fácil com o novo site, porque é possível não só se voluntariar online para a Instituição, como também cadastrar seu currículo em um banco de talentos para futuras vagas. Uma novidade bem importante também é a versão em inglês do site, pensando na captação de recursos internacionais. “Não é que a gente tem apenas uma página, mas todo o site em si foi vertido para o inglês”, diz Diego.
Todas essas mudanças reforçam o objetivo do Instituto C, que é realmente facilitar o contato de uma pessoa externa à organização em si, com todos os dispositivos do Instituto, seja informação, contato ou qualquer outra necessidade. “Também haverá todo um planejamento em torno de SEO e buscas pelo Google, para que o Instituto C, e sua missão, estejam mais visíveis nesse mundo online”, afirma Claudio – que reforça também o compromisso de tornar a organização ainda mais conhecida, facilitando contatos, doações e até parcerias.
“Queremos que o usuário se engaje e interaja com o Instituto C – por meio do site, das redes sociais, do voluntariado, pela doação. Enfim, do jeito que ele puder”, finaliza Diego.