Ontem, 16 de março, a Gerente Geral, Vera Oliveira, e o Gerente Institucional, Diego Schultz, reuniram a equipe do Instituto C para apresentar o Plano de Ação por conta do avanço do Covid-19, o qual define um período inicial de 15 dias de quarentena para todos os colaboradores com início no dia 18 de março.
O assunto afeta diretamente os três projetos do Instituto, principalmente as famílias atendidas pelo Plano de Ação Familiar que têm crianças com doenças graves ou crônicas, na maior parte dos casos, com o sistema imunológico comprometido, as quais semanalmente se dirigem à sede do Instituto para atendimento presencial. “A decisão foi tomada pensando primeiramente na saúde das famílias e destas crianças, uma vez que, nossa equipe é jovem e não está exatamente no grupo de risco, mas que podem ser vetores do vírus. Além disso, aproveitamos o momento para informar as famílias e cumprir nosso dever para contenção do novo vírus”, comentou Vera Oliveira.
Para que isso fosse possível, a equipe reuniu esforços para entrega dos benefícios às famílias que seriam atendidas nas próximas três semanas entre os dias 17 e 18 de março, garantindo assim que nenhuma delas ficará desassistida. “Sabemos da importância do nosso trabalho, ainda mais em momentos de crise como este, que afetam de forma mais dura àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Por isto, também seguiremos com os atendimentos à distância para as famílias que precisarem.”, explica Vera.
Os projetos Educação em Rede e Primeira Infância também foram afetados pelo avanço do novo coronavírus. O Governo do Estado e a Prefeitura da capital paulista anunciaram na sexta-feira, 13 de março, o fechamento gradual das creches, escolas estaduais e municipais a partir do dia 16 de março e suspensão total das aulas a partir do dia 23 de março. Para Vera, os próximos dias deverão ser aproveitados pelas equipes para organização total dos novos ciclos. “Estes projetos dependem do funcionamento das escolas, mas entendemos que esta é uma decisão importante por parte do Governo. Aproveitaremos estes dias para avançar em questões administrativas a fim de garantir o início imediato dos ciclos assim que passarmos por esta situação”.
O Educação em Rede iniciaria os atendimentos esta semana dos alunos da Escola Conselheiro Antônio Prado após fase de triagem do projeto para o primeiro semestre do ano letivo, além dos atendimentos de casos enviados pelo Conselho Tutelar e outros parceiros do projeto. Já o Primeira Infância estava em uma transição de ciclos, fechando os atendimentos de 2019 e iniciando o ciclo de 2020.
A retomada das atividades dependerá das circunstâncias gerais, o Instituto C retornará de forma presencial apenas quando for seguro para todos os envolvidos.
Confira abaixo nota divulgada pelo Instituto C:
Cientes da urgência diante do atual surto mundial de Covid – 19, o Instituto C comunica que, a partir de quarta-feira, 18 de março, nosso time entrará em um período de quarentena. Esta medida visa a colaborar com a diminuição da velocidade de transmissão do coronavírus no país e é também parte da nossa missão de cuidado da saúde das famílias atendidas, nossos colaboradores e voluntários.
Sabemos da importância do nosso trabalho, ainda mais em momentos de crise como este, que afetam de forma mais dura àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, por isto, faremos um mutirão para entrega dos benefícios às famílias atendidas no projeto PAF entre os dias 17 e 18 de março e assim garantimos a entrega destes itens emergenciais. Continuaremos trabalhando e atendendo via home office de forma a garantir que nenhuma família ficará desamparada nos próximos dias.
Essa medida segue as recomendações do Ministério da Saúde e órgãos internacionais. Manteremos o canal de comunicação aberto com todos, sempre informado com antecedência os próximos passos.
Se você pode, por favor, fique em casa. Esse esforço deve ser feito por todos para ajudar àqueles que são mais vulneráveis, somente assim poderemos quebrar a corrente de infecção e ter certeza de que o nosso sistema de saúde conseguirá cuidar daqueles que realmente precisam.
Entendemos que somente juntos poderemos superar este momento. Cuidem-se e sejam responsáveis!