A ação atribui um valor social a uma data especial. Essa é a proposta do Aniversário Solidário. Aniversariantes que irão celebrar seu aniversário em encontros ou festas, podem pedir aos seus convidados doações ao invés de presentes. “É uma forma de ajudar um projeto social que você acredita e deixar o seu aniversário ainda mais especial”, explica Paloma Costa, responsável pela área de Captação de Recursos do Instituto C.
A ação, além de ser uma importante fonte de arrecadação para os projetos sociais, também é uma forma de promover a cultura da doação e da solidariedade entre os convidados dessas celebrações. “No ano passado tivemos vários Aniversários Solidários em prol do Instituto C e também um Casamento Solidário que foi uma experiência inédita e muito especial. Todas as pessoas que toparam realizar a ação com a gente nos deram feedbacks muito positivos do quanto se sentiram mais realizadas em poder ajudar quem mais precisa do que em ganhar presentes” conta Paloma.
A responsável pela área de Captação de Recursos diz que a forma mais efetiva de colocar essa doação em prática é através do convite aos aniversariantes do mês – via mailing de colaboradores e doadores do Instituto. “Quando a pessoa topa a ação, criamos uma página de doação personalizada para o aniversário dela, com foto e texto que ela preferir. Alinhamos também os valores: alguns preferem já determinar opções fixas de doação financeira, outros sugerir doações de produtos, como fraldas ou latas de leite, por exemplo. Tudo de acordo com o que o aniversariante achar que tem o perfil dos seus convidados”, diz Paloma.
Agora, o Instituto C está com duas campanhas de Aniversário Solidário ativas, uma delas é a do Francisco Fortes, membro do conselho de administração do Instituto C. “Eu já havia visto algumas pessoas fazendo o Aniversário Solidário e dessa vez quis fazer também. Tem tanta carência por aí que, ao invés de eu receber um presente, quero que ele vá para alguém que precisa mais do que eu. É uma forma também da gente sensibilizar outras pessoas a também ajudarem”, conta Francisco, que comemora a data no dia 31 de maio.
Para o conselheiro, a atitude fará de seu aniversário algo ainda mais especial. “Para mim, essa ação representa uma atitude prática de ajudar. Estamos canalizando todas as doações para leites que irão para crianças. É difícil de ver algo mais essencial do que isso, não acha? Sei que esse aniversário vai ter outro significado para mim, muito maior do que os outros em que eu não fiz uma ação desse tipo”, finaliza Francisco.
E se você curtiu esse modelo de ação e deseja atribuir um valor social a suas comemorações entre em contato com a Paloma ela vai te dar todo apoio necessário:
E-mail: paloma.costa@institutoc.org.br