Isabela, terceira filha de Lilian, nasceu prematura. A princípio, tudo corria bem com a criança. Mas o tempo foi passando e a pequena Isabela não se sentava, nem engatinhava. Durante a investigação médica na Santa Casa de São Paulo, veio o diagnóstico: paralisia cerebral. Lilian, então, se viu dentro de uma situação que jamais imaginou passar algum dia, pensando sobre as novas responsabilidades que deveria enfrentar da melhor forma possível.
Em uma das várias consultas a que a Isabela precisava comparecer, Lilian viu uma mãe carregando algumas latas do mesmo leite especial que ela dava à sua filhinha. E foi assim, pesquisando a origem da doação do leite, que ela tomou conhecimento sobre o Instituto C, cujo parceiro encaminhador também é a Santa Casa. A partir daí, sabendo dos benefícios que poderia ter para além do recebimento de alimentos e remédios, Lilian se prontificou a comparecer na entrevista de triagem no Instituto C.
Ela conta que evoluiu muito durante o seu processo dentro do ciclo de atendimentos. Na Psicologia, Lilian vem aprendendo a trabalhar sua insegurança, a lidar melhor com os problemas e a fortalecer sua autoestima. “Graças às orientações que recebo, pude enfrentar com serenidade o diagnóstico definitivo da Isabela”, ela nos contou emocionada. Já na área de Nutrição, Lilian destaca o aprendizado sobre alimentação saudável. “Hoje sei como lavar corretamente verduras, legumes e frutas. Também não caio mais nas propagandas enganosas dos alimentos. Aprendi a ler as informações nutricionais no rótulo dos produtos e sei bem o que é bom para minha filha e para minha família em geral”.
Lilian recebeu, ainda, acolhimento por parte da equipe de Educação, o que ajudou muito a melhorar o desempenho de seus filhos maiores na escola. A equipe de Renda também contribuiu muito para a transformação: “Com eles, venho criando o hábito de controlar minhas finanças. Tenho uma planilha onde anoto tudo o que ganho e tudo o que gasto. É um ótimo planejamento financeiro”.
Sorridentes e participativas, mãe e filha se engajaram no ciclo de atendimentos do Instituto C. “Adoramos este lugar. Aqui somos tratadas com muito carinho e sensibilidade. As meninas são maravilhosas, sempre prontas a ajudar, a dar conselhos, informações e orientações sobre nossos direitos de cidadão. Eu me sinto em casa, considero todas como se fossem da minha família. Claro que o leite, a cesta básica, as fraldas e os remédios que recebo são importantes, mas, sinceramente, para mim o mais gratificante é saber que no Instituto C eu cresci como mãe e como mulher; aqui tenho amigos, pessoas com quem eu posso contar”.
Apoie famílias como a da Lilian:
No mês de maio, arrecadamos R$26.470,34 com madrinhas e padrinhos que acreditam no nosso trabalho. Com esse valor, conseguimos dar conta dos itens emergenciais básicos que entregamos às famílias atendidas, como alimentos, fraldas, fórmulas nutricionais infantis e remédios que o SUS não fornece. Tendo em vista o crescimento dos nossos atendimentos, a nossa meta é atingir um volume mensal de R$ 40.000 em doações até o final de dezembro. Ajude agora e faça parte dessa transformação social! CLIQUE AQUI