Diversas empresas estão aderindo cada vez mais em ações que envolvam voluntariado. Muito por conta da agenda ESG – governança ambiental, social e corporativa – em alta, a procura por atividades que envolvam a marca com uma questão social está crescendo, o que é bom para todos os envolvidos. “Todos os lados só tem a ganhar. É muito importante para as empresas dar essa oportunidade de envolver seus funcionários em uma ação social. Despertar no colaborador a vontade de apoiar alguma causa que, no dia a dia, acaba sendo esquecida”, afirma Paloma Costa, responsável pela área de Parcerias do Instituto C.
Um caso recente de sucesso foi a experiência que o Instituto C realizou junto com o Google Brasil no final de julho (na foto que ilustra essa matéria). “Cerca de 15 funcionários da empresa vieram até nossa sede para uma espécie de amigo secreto, onde nove famílias foram beneficiadas com a doação de um item de grande necessidade para a casa, como cama e micro-ondas, por exemplo”, conta Paloma. A responsável explica que durante os atendimentos foram identificados quais eram as carências dessas famílias e as convidaram para uma atividade em que elas levariam um objeto que pudesse ser doado para alguém. “Elas não sabiam o que iam ganhar. Fizemos uma roda e cada voluntário lia a história de uma família que, rapidamente, se identificava e ‘trocava’ o presente. Elas recebiam um envelope contando o que haviam ganhado. Foi muito emocionante”, relembra.
Paloma diz que o mais importante desse tipo de ação é trazer os funcionários da empresa para a realidade das famílias atendidas. “Encerramos a ação com um café da manhã coletivo, onde os voluntários puderam se envolver ainda mais com as famílias. Foram muitos abraços e, claro, lágrimas também”, conta Paloma.
Nesse caso, o Google havia disponibilizado uma verba para a ação – por isso, foi possível a compra dos itens de necessidade das famílias, mas nem sempre o voluntariado corporativo envolve dinheiro.
“Existem alguns modelos de ações que realizamos, mas também sempre deixamos a possibilidade de criar atividades novas com a empresa, algo que faça sentido para ambas as partes”, afirma.
Para o Instituto C, além de um benefício direto para as famílias atendidas, o voluntariado corporativo também é uma importante porta de entrada para o relacionamento com as empresas. “É o começo de uma relação, né? Elas passam a nos conhecer, se interessam por outros tipos de apoios e vamos construindo uma história juntos”, conta Paloma.
Quer fazer parte disso tudo? No nosso site, existe uma página dedicada ao voluntariado, onde é possível cadastrar você ou sua empresa (clique aqui). Ou então, entre em contato conosco pelo WhatsApp 11 94581-9225 para pensarmos juntos em uma ação que ajude a sua marca e os nossos assistidos!