São vários os avanços e melhorias na metodologia do PAF – Plano de Ação Familiar desde o início da sua aplicação pelo Instituto C em 2011. Isso porque, a tecnologia social desenvolvida pela Associação Saúde Criança encontrou em São Paulo terreno fértil para diversas adaptações. “Conforme os anos foram passando e a equipe foi se renovando, incorporamos novas ideias no projeto. Além disso, ao longo dos anos, a realidade de cada uma das famílias atendidas transformou o nosso olhar sobre alguns processos.”, comenta Vera Oliveira, Gerente Geral e Fundadora do Instituto C.
Para Vera, a rotina agitada da equipe por conta dos atendimentos diários, rodas de conversa e estudos de casos, fazia com que muitos destes avanços não fossem necessariamente aplicado todos. “Entendemos que era melhor parar e escrever tudo aquilo que nós tínhamos de ferramentas para que as pessoas pudessem consultar, tirar dúvidas, deixando de ser um conhecimento que passa de pessoa para pessoa.”.
Para garantir a eficiência na circulação destas informações e do aprendizado nestes 9 anos, a equipe responsável pelo projeto arregaçou as mangas durante o isolamento social para colocar no papel (literalmente) um sonho antigo, criar um documento com os processos estruturados de forma a dar ainda mais agilidade ao trabalho. “Desde o ano passado, estamos pensando nisso, então, quando começou a quarentena, percebemos que este era um ótimo momento. Uma das tarefas durante o home office era elencar quais os treinamentos que cada uma das técnicas conseguiriam produzir e aplicar para o restante da equipe.”, acrescentou.
O sonho virou realidade e o material que foi finalizado no mês de agosto, já serviu de base para a criação de treinamentos para as novas contratações do projeto. “O treinamento foi pensado para a chegada das novas colaboradoras, agora no segundo semestre. Quais são os critérios para uma família entrar no PAF? Como é que acontece a triagem? Como as famílias chegam até a gente? Como é que funciona a metodologia do PAF? Como funciona o Chaku (formato de atendimentos simultâneos que funcionam como um carrosel), porque acontece desse jeito? Como a gente faz a roda de conversa? Como são os estudos de caso, como são feitos, elaborados? Foram algumas das perguntas respondidas e formalizadas neste documento.”, finaliza Vera.
Foto: Equipe do PAF durante treinamento virtual junto da Gerente Geral, Vera Oliveira.