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Com o objetivo de otimizar o processo de atendimento para trazer mais qualidade ao PAF – Plano de Ação Familiar, que é focado em famílias com crianças e adolescentes com doenças graves ou crônicas em risco social, a Porsche Consulting fez uma assessoria in loco na sede do Instituto C, na capital paulista. O processo ocorreu no mês de março e foi feito no modelo pro bono, não gerando custos à organização.
A equipe liderada pelo diretor Rüdiger Leutz adaptou à realidade do terceiro setor os conhecimentos do mundo automobilístico e industrial usando a Metodologia Lean, que consiste na eficiência do trabalho e integração dos colaboradores, evitando o desperdício de tempo. O método foi criado por Taiichi Ohno, idealizador do Sistema Toyota de Produção.
Nas dinâmicas realizadas com as técnicas do PAF, foram abordadas questões relacionadas à padronização, levando sempre em conta a diminuição do tempo de espera das famílias durante o atendimento.
Acostumado com o mundo corporativo e industrial, Leutz afirmou que prestar consultoria a uma organização não-governamental foi um desafio para ele e sua equipe. “A gente nunca fez um trabalho nessa área. Vimos que também é possível aplicar esses princípios de melhoria contínua neste setor. Não dá pra copiar os princípios industriais, mas adaptá-los, respeitando o ambiente de trabalho. Aprendi muita coisa com vocês”, afirmou.
Devido ao pioneirismo da atividade, Leutz diz que o Instituto C pode desenvolver um trabalho com excelência e de qualidade no atendimento do PAF. “Nós encontramos uma solução muito legal aqui, que pode ser, sem sombra de dúvidas, uma referência para os trabalhos realizados no terceiro setor”.
No encerramento da consultoria, a gerente geral do Instituto C, Vera Oliveira, ressaltou a importância da ação desenvolvida com a equipe. “Pela primeira vez conseguimos chegar em uma solução que otimiza muito os nossos recursos e melhora o processo como um todo, trazendo mais organização para os profissionais, tempo de qualidade para cada atendimento, e diminuição do tempo de espera para cada família atendida. O processo com a Porsche nos trouxe muitos ganhos e um aprendizado que vamos conseguir replicar para todas as áreas do Instituto C.”
A otimização do fluxo de trabalho despendido nas atividades de atendimento no PAF foi o grande aprendizado obtido pelo Instituto C.
“Com ajuda e apoio da Porsche, foi possível olhar atentamente para o nosso atendimento. Além disso, rever alguns padrões e o tempo dos procedimentos foi essencial para que a gente tenha pleno domínio do nosso trabalho e consiga, com segurança, realizar intervenções que tragam benefícios tanto para os atendidos quanto aos técnicos que exercem essas escutas, sempre com muita qualidade”, afirmou Amanda Garcia, coordenadora do PAF.
O que é o PAF
O PAF – Plano de Atendimento Familiar fornece um atendimento focado nas áreas de assistência básica, cidadania, geração de renda, educação e moradia às famílias que tenham alguma criança ou adolescente com doença grave ou crônica em vulnerabilidade social. O programa é licenciado pela Associação Saúde Criança e age em parceria com hospitais parceiros, que encaminham as famílias para o Instituto C.
Sempre com uma escuta atenta, o objetivo é acolher as famílias e oferecer a elas um atendimento multidisciplinar, com foco na orientação e encaminhamento para a rede de serviços socioassistencial, formada por equipamentos públicos e organizações sem fins lucrativos. Desta maneira, o intuito é garantir o conhecimento e acesso aos direitos, para que a família possa caminhar com autonomia rumo ao acesso à cidadania.O PAF atende cerca de 250 famílias por ano.