Nos últimos meses, o Instituto C deu mais um passo para a concretização do espaço físico que abrigará as atividades na Comunidade Minas Gás, localizada na Zona Norte de São Paulo. “A interação da equipe com as famílias já está acontecendo de forma remota e tem sido muito positiva, quando a adaptação do espaço estiver concluída e for possível estar lá presencialmente, será ainda mais gratificante”, comentou Paloma Costa, Coordenadora de Parcerias do IC.
O espaço escolhido para a realização dos encontros com as famílias atendidas fica no barracão da escola de samba Unidos do Peruche, local que já abriga a sede da Cufa Minas Gás desde de julho de 2020 e foi construído com o apoio da comunidade. “A própria comunidade se uniu e ofereceu a mão de obra. Digamos que foi uma troca que a própria comunidade nos ofereceu, como eles tinham sido ajudados por estarem desempregados por um momento, eles vieram ajudar a criar a nossa sede. Então, foram 5 finais de semana trabalhando para conseguir montar a sede do jeito que ela é hoje.”, comentou Cezinha, líder da Cufa.
Apesar da reforma realizada pela Comunidade, o espaço ainda não era o suficiente para comportar a proposta de trabalho idealizada pelo Instituto C. Por isso, Paloma e o Gerente Institucional, Diego Schultz, precisaram correr contra o tempo para decidir qual seria o melhor caminho. “Pensamos em construir um espaço anexo à sede da Cufa, mas assim que fizemos um primeiro estudo e levantamento, ficou claro que não teríamos verba e tempo suficientes para isso.”, comentou Paloma.
Foi então que entrou em ação a segunda ideia que previa o aluguel de contêineres para o espaço. “Preparamos um espaço temporário na Comunidade com três contêineres, sendo dois deles escritórios e o terceiro banheiros, além de um espaço coberto com uma tenda grande com 36m2 para realização das atividades em grupo.”, explicou Diego. Além disso, o Instituto C também construiu um banheiro dentro da sede da Cufa. “Estamos ajeitando as coisas para receber o toldo e os contêineres na próxima semana. Depois disso, teremos uma semana para organizar tudo e dar início efetivo às atividades do Primeira Infância. Isso porque, o projeto Educação em Rede já teve início de forma remota em meados de abril”, acrescentou.
Ao todo, os projetos Educação em Rede e Primeira Infância atenderão 170 famílias, impactando mais de 680 pessoas na Comunidade. Para Karina, responsável pela comunicação da Cufa Minas Gás, o Instituto C chegou para somar. “Nossa comunidade é carente de parcerias, de atividades, de qualquer coisa neste estilo, não temos quadra ou parques próximos. Essa parceria veio num momento ótimo!”.