O Instituto C deu início ontem, 11 de fevereiro, à primeira de uma série de lives em celebração aos 10 anos de organização, que serão comemorados no dia 12 de outubro de 2021. A ideia do projeto, do sonho à realidade, é resgatar as memórias que construíram a história do Instituto C nestes anos todos de atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.
O projeto também prevê uma revisitação ao acervo de imagens e vídeos como forma de reverenciar e agradecer a contribuição de todos que estiveram juntos nesta trajetória, além de reportagens e premiações que fortaleceram a organização até aqui. “Para planejarmos o futuro do Instituto C é importante compreender o que foi construído nesses 10 anos, todas as conquistas, erros, acertos e aprendizados que fizeram do Instituto C o que ele é hoje. É muito importante para nós aproximarmos a equipe e todos os públicos que nos acompanham dos momentos que eles não viveram na trajetória do Instituto.” , comentou Diego Schultz, Gerente Institucional.
As lives acontecerão no instagram do Instituto C (@instituto.c) e contarão com a presença de ex colaboradores, famílias atendidas, voluntários, parceiros, entre outros, até o mês de outubro. Vera Oliveira, Gerente Geral e Fundadora do Instituto C, será responsável por conduzir estas conversas.
A convidada para a primeira live foi a Dra. Vera Cordeiro, Fundadora do Instituto Dara (antiga Associação Saúde Criança), responsável pela criação da metodologia PAF – Plano de Ação Familiar, que foi licenciada pelo Instituto C, e é a base do projeto realizado desde 2012 pela nossa organização. “Com todo o apoio do Instituto Dara e com o know how da metodologia do PAF, começamos o Instituto C sem ter que passar por muitos erros e aprendizados que já eram lições aprendidas. Isso foi muito importante para o início do Instituto C e é uma parte fundamental da nossa história. Temos imensa gratidão pela Dra. Vera e por todo time do Instituto Dara (antigo Saúde Criança) que nos acolheu e orientou muito em 2011”, explica Vera Oliveira.
No bate papo, as Veras relembraram sobre o início de tudo, como o jantar que aconteceu em São Paulo, quando a Maristela Correa apresentou a Vera Oliveira à Vera Cordeiro, em 2011. Naquele momento, o Instituto Dara (antigo Saúde Criança) estava passando por uma expansão e trabalhando no formato de franquia social, possibilitando que outras organizações sociais pudessem seguir a metodologia do PAF – Plano de Ação Familiar e, assim, alcançasse um número ainda maior de famílias. “Eu me lembro perfeitamente deste jantar, eu fui com muita animação para São Paulo. Eu me lembro que a Maristela sabia da sua vocação para realmente querer mudar a vida das famílias vulneráveis. Ela tinha certeza que você estava com muita vontade. É necessário que o fundador de uma organização tenha uma vontade que parta do coração, não só da cabeça. Ela percebia você inquieta para querer mudar a vida das pessoas.”, comentou Vera Cordeiro.
“Eu estava encantada ouvindo a Dra Vera falar, chorei diversas vezes com ela contando todo o detalhe da criação, falando das dificuldades, das dores do crescimento. Saí de lá encantada. Foi um encontro de almas.”, comentou Vera Oliveira.
Dois meses depois do jantar, Vera Oliveira foi até o Rio de Janeiro para conhecer a organização. “Cheguei lá e a Dra Vera Cordeiro mal me deu oi e começou a me apresentar para a equipe como a fundadora do Saúde Criança São Paulo”.
“Eu não tinha dúvidas de que você iria fundar o Saúde Criança São Paulo. Quando eu percebo que a pessoa tem um talento, eu acelero. Lembro da alegria de ver você visitando nossa sede lá na Lagoa.”, contou Vera Cordeiro.
O bate papo seguiu por 1 hora, cheio de histórias, e você pode acompanhar tudo na nossa página no instagram, acesse agora mesmo, clicando aqui!