Sem categoria
Desde 2011, o Instituto C veio atuando no projeto PAF – Plano de ação familiar, junto a famílias que tenham crianças ou adolescentes com alguma doença grave ou crônica. Através deste trabalho, foi possível identificar possibilidades de ampliação do escopo de atuação da organização, e, desde 2016, por meio de diferentes projetos, o Instituto C passou a atender não apenas famílias com crianças doentes, mas também famílias que tenham crianças e adolescentes que, por algum motivo, não tenham seus direitos básicos sendo plenamente atendidos.
Considerando que a educação é a maior forma de transformação social e de enfrentamento das vulnerabilidades sociais e, além disso, espaço fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e adolescentes, surge, em 2017, o projeto “Educação em Rede”, que visa a complementar ações já desempenhadas nas escolas em apoio com as famílias.
Desta vez, nosso público alvo são famílias de crianças com dificuldades no processo de escolarização e que vivam em vulnerabilidade social. O projeto tem como principal objetivo potencializar o desenvolvimento desses estudantes, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e a garantia de seus direitos.
Acreditamos que o olhar e o cuidado com a família são fundamentais para a proteção das crianças e adolescentes. Para isso, neste projeto, nossa atuação se dá por meio de diferentes atividades: atendimento multidisciplinar individual nas áreas de psicologia e serviço social; rodas de conversa sobre temas específicos com as famílias; oficinas de estudo; oficina do “brincar livre”; e articulação com a rede de serviços assistenciais do município.
Pretendemos, com essas ações, que as famílias sejam atendidas em suas demandas, conquistando autonomia, empoderamento e maior envolvimento no processo de aprendizagem de seus filhos.