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Você fez alguma doação no ano de 2015? Se sim, saiba que você está entre os 77% dos brasileiros que contribuíram com algum tipo de doação, seja de valores financeiros, de bens ou doação de tempo através do trabalho voluntário. A Pesquisa Doação Brasil foi coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o IDIS, e realizada pelo Instituto Gallup, através de métodos qualitativos e quantitativos, com base na distribuição real da população brasileira, conforme o CENSO IBGE 2010.
A pesquisa foi dividida entre a etapa qualitativa, realizada através de discussões em grupo nas cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre, e a etapa quantitativa 2.002 entrevistas realizadas por telefone, em todo o Brasil. Os resultados já oferecem um bom indício sobre o tema doação no Brasil. Em 2015, quase metade dos entrevistados, exatos 52%, fizeram doações em dinheiro, enquanto 62% doaram bens. Outro número que merece atenção é o índice de 34% dos entrevistados que são voluntários. Este, sem dúvidas, é um número que precisa ser aumentado – e vale lembrar o quanto é fundamental a colaboração dos voluntários nas organizações e em tantas atividades promovidas para o bem.
Mais detalhes sobre os resultados
Quando perguntado aos entrevistados sobre as causas que mais sensibilizam, as respostas espontâneas mais citadas foram saúde e criança. Já as maiores motivações que o brasileiro tem para doar são solidariedade com os necessitados e sensibilidade à causa para qual doa.
Cerca de 36% dos entrevistados, informam que doam regularmente. Há ainda os que afirmaram já ter feito doações nos últimos anos, mas que atualmente não as fazem. Entre os motivos mais citados para essa pausa nas doações está a falta de dinheiro, para 49% dos entrevistados, seguido por 17% que parou de doar por falta de confiança nas instituições.
Significados
De maneira geral, é possível perceber que os brasileiros veem com bons olhos o ato de doar ao próximo, seja financeiramente ou através de atividades de voluntariado, e um resultado interessante é que 87% dos brasileiros não concordam com a divulgação dos atos, ou seja, acreditam que a doação deva ocorrer de forma desinteressada. A “Pesquisa Doação Brasil” tem o objetivo de promover o diálogo com a sociedade na busca por alternativas e soluções que levem a um estímulo às doações pelos brasileiros. Os próximos passos envolvem campanhas que promovam a cultura da doação e a colaboração da sociedade.
Quer saber ainda mais detalhes sobre a pesquisa, de iniciativa do IDIS? É possível conhecer todos os detalhes da pesquisa no site do Instituto. Para quem está pensando em se tornar um doador, o site do IDIS também pode te ajudar com esse planejamento, que tem início desde o momento de escolher a causa, a forma de contribuição, passando pelo conhecimento aprofundado sobre o trabalho desenvolvido nas instituições, até a doação em si, com o posterior acompanhamento dos resultados.
Confira: http://idis.org.br/pesquisadoacaobrasil/