Instituto C na Globo: participamos do Domingão com Huck e nos emocionamos juntos
Como você deve ter visto nas nossas redes sociais, o Instituto C participou, no último fim de semana, do Domingão com Huck, em um momento cheio de emoções e reviravoltas no quadro The Wall. A nossa participação contou com três pessoas muito especiais para a história do instituto e que representam muito todo o nosso trabalho.
Vera Oliveira, fundadora e diretora executiva do Instituto, foi a responsável por lançar as bolas verdes e vermelhas que definiram nosso prêmio final. Já a Thais Barbosa, nossa conselheira, respondeu as perguntas desafiadoras da parede. Na torcida pelo prêmio e representando nossas famílias atendidas, contamos com a Grazi, que já foi atendida por nós e hoje faz parte da nossa equipe. Além do Marcos, marido da Vera, e da Nilzete, mãe da Thais, que estiveram emanando energias positivas para nossas representantes.
Quem assistiu o programa conseguiu sentir a adrenalina que foi a disputa contra a parede pelo prêmio. Com muitas idas e vindas, no final nossa conselheira fez a melhor escolha e o IC conseguiu faturar mais de 190 mil reais. Esse valor vai ajudar a bater a meta de 350 mil para a expansão do nosso trabalho para um novo município.
De uma carta para o Luciano até o Domingão
Há 15 anos, a Vera, escreveu para o Luciano Huck uma mensagem onde falava sobre seu desejo de trabalhar no quadro Lar Doce Lar – quadro do Caldeirão do Huck que reformava casas. Ao receber a resposta do apresentador com uma sugestão para que Vera trabalhasse no terceiro setor, ela achou a resposta um tanto quanto inesperada e acreditava que aquilo não fazia sentido para o que desejava seguir. Mas após um tempo viu que essa possibilidade poderia fazer a diferença na vida de muitas pessoas (e principalmente na dela). Foi a partir disso que o Instituto C nasceu.
Para a fundadora do IC, estar no palco do Domingão com Huck foi um misto de sentimentos, já que a resposta dele à sua carta foi o empurrãozinho que precisava para ela entender qual caminho deveria seguir. Ela conta que estava muito emocionada antes mesmo de entrar no palco, mas o encerramento do quadro foi ainda mais especial e marcante: “a hora que a gente saiu da gravação, a gente já sabia que o programa ia ser lindo”.
No programa, Vera ainda contou ao Luciano sobre a história da carta e como ela impactou sua decisão de criar o instituto e multiplicar o cuidado para tantas famílias. Hoje, ela deseja que esse impacto seja ainda maior, chegando a mais famílias em diferentes lugares do país.
“Acho que é um marco na história do IC. Foi muito bom, e eu acho que agora isso realmente abre portas para que a gente possa estar em todos os lugares do Brasil”, relata.
Parceria forte desde o início
Algumas pessoas marcam a história do Instituto desde o início, e a Thais é uma delas. Hoje conselheira, ela foi a primeira assistente social do IC e que ajudou a implementar nossa metodologia. A emoção de participar de mais um momento especial tomou conta de Thais no programa, e mostrou mais ainda a importância de ter pessoas como ela no nosso trabalho. “Cheguei no IC em 2012, éramos apenas 3 pessoas. Foi desafiador para uma recém formada, mas eu amo desafios e tinha muita vontade de fazer acontecer”, conta Thais.
Desde o início no Instituto, ela atua como assistente social e, hoje com o trabalho em equipamentos de Atenção Primária à Saúde, atuando no acolhimento a diversas pessoas, ela acredita que o trabalho do IC é fundamental para o direcionamento e efetividade das políticas públicas na vida das famílias. “A gente tem o propósito de cuidar das pessoas, com amor, respeito, e acreditando no potencial delas”, reforçou a conselheira no discurso final do programa.
São as famílias a base de tudo no Instituto C
Entre as mais de 6 mil famílias que já foram atendidas pelo IC, a da Grazi é um exemplo desse cuidado. Ela chegou no IC após passar por um momento difícil com os filhos gêmeos que nasceram prematuros enquanto estava em uma viagem a São Paulo. Aqui, ela se fortaleceu e passou a conhecer os direitos que sua família e, principalmente, seus filhos tinham.
“Quando comecei os atendimentos no IC, não tinha nenhuma esperança, nenhuma perspectiva de futuro. Estava sem fôlego, sem forças, com medo. Mas através dos atendimentos fui me fortalecendo, acessando conhecimentos sobre aspectos da vida e de tantos outros temas importantes nas rodas de conversas”, conta Grazi, que hoje é estagiária de serviço social no instituto.
Ela é um grande exemplo de como o conhecimento e um atendimento com escuta podem fazer a diferença na realidade de uma pessoa. Grazi diz que nunca imaginou que pudesse terminar os estudos, mas hoje já idealiza uma pós-graduação.
A Grazi contou também como ficou o coração ao representar as mais de 6 mil famílias atendidas por nós no palco do Domingão: “foi muito emocionante, foi muito lindo ver o alcance e agora os resultados de tudo isso”. Ficamos felizes por contar a história dela e agora poder tê-la na nossa equipe como uma colega que inspira o cuidado.
Além do prêmio, o The Wall também nos fez enxergar a rede incrível que acompanha e torce pelo crescimento do nosso trabalho. Ficamos felizes por ver que muita gente estava assistindo e vibrando pelo IC!
Expandir cuidado: junte-se a nós na campanha!
Foi maravilhoso poder enxergar todo o carinho que as pessoas que acompanham o IC tem por nós. Agora, para somar ao valor conquistado no programa e conseguirmos expandir nosso trabalho para um novo município, lançamos uma campanha de doação, e você pode doar a partir de R$ 10,oo clicando no botão abaixo!
Quer ajudar ainda mais? Compartilhe nossa campanha nas redes sociais ou entre em contato pelo WhatsApp para ter mais informações.