O Projeto Primeira Infância, desenvolvido pelo Instituto C desde 2014, baseia-se nos aspectos do desenvolvimento infantil, prestando orientações aos seus cuidadores e intervindo junto às famílias que vivem em vulnerabilidade social.
A primeira infância, período que corresponde aos seis primeiros anos de vida da criança, é a base para todas as aprendizagens humanas. É neste período que existe uma maior abertura para novas aprendizagens e desenvolvimento de hábitos alimentares, das habilidades cognitivas, sociais e emocionais do indivíduo, pois a criança absorve muitas informações que terão impacto ao longo de toda a vida.
Para garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento pleno da criança, é essencial que ela tenha na família e demais responsáveis pelo seu crescimento, referências de estímulo, proteção e cuidado.
Para as famílias em situação de vulnerabilidade social, o ciclo de desenvolvimento infantil pode ser quebrado pela falta de assistência básica necessária para a subsistência e pela maior presença de fatores de risco, como violência, ausência ou pré-natal incompleto, baixa escolaridade dos pais, dificuldade financeira para garantir alimentação adequada, entre outros.
O objetivo geral do projeto é promover o desenvolvimento adequado de crianças entre zero e seis anos de idade a partir de ações de prevenção e intervenção que visem o empoderamento dos cuidadores, para que estes tenham recursos mínimos de modo a garantir o pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância.
Por meio da intervenção in loco da equipe multidisciplinar (formada por assistente social, psicóloga e nutricionista) nos Centros de Educação Infantil parceiros, a metodologia do atendimento é realizada da seguinte forma:
1) Diagnóstico de cada escola e identificação dos temas, crianças e demandas que serão atendidas pelo projeto, realizada pela equipe do Primeira Infância;
2) Capacitação para equipe de colaboradores da unidade escolar;
3) Atendimento e encaminhamento das famílias cujas crianças apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento. O intuito do atendimento é ouvir e atender a família e quando necessário encaminhá-la para rede de serviços;
4) Acompanhamento das famílias e profissionais dos Centros de Educação em relação aos temas que estão sendo trabalhados.
Por conta da pandemia e o fechamento dos CEIs, sem previsão de retorno, em 2021, o projeto foi reformulado para atender diversas demandas e passou a oferecer curso de berçaristas para as mães atendidas na nossa unidade móvel localizada na Comunidade Minas Gás. A capacitação é desenvolvida em parceria com a Manduí, uma casa para bebês que visa tecer uma rede de corresponsabilidades para o cuidado com as crianças, missão alinhada aos nossos valores.