O Projeto Educação em Rede foi iniciado em 2017 e tem como principal objetivo potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades escolares, cujas famílias estejam em situação de risco ou vulnerabilidade social, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, a garantia de direitos e a articulação da rede de apoio das famílias. Os atendimentos englobam as áreas da psicologia, cidadania e educação, além de rodas de conversa periódicas.
As triagens são realizadas a partir do encaminhamento realizado por escolas públicas parceiras e pela rede socioassistencial. Os ciclos de atendimentos têm duração de treze semanas e são realizados com um misto de atendimentos individuais e coletivos com alunos e suas famílias.
Ao finalizar o ciclo do projeto, as famílias são acompanhadas por um monitoramento para que possamos acompanhar a evolução de cada aluno e qualquer necessidade de intervenção da nossa equipe.
Além disso, a equipe do projeto tem contato direto com a escola encaminhadora por meio de reuniões mensais. São momentos importantes para discussão de casos e troca com os professores e gestão.
Em 2020, por conta da pandemia, o projeto passou a oferecer atendimento híbrido aos alunos, adaptando as aulas e os encontros para o formato remoto, além de desenvolver materiais pedagógicos para que os alunos tivessem os meios necessários e se sentissem estimulados a acompanhar as atividades. Na preparação para os atendimentos, algumas famílias também receberam chip e tablets. O projeto passou a oferecer atendimento psicológico aos pais e responsáveis, proporcionando um espaço importante de acolhimento e escuta em tempos de isolamento social.
Em 2021, o projeto Educação em Rede realizou seu primeiro ciclo na nossa unidade móvel localizada na Comunidade Minas Gás.